735p

Balneário Piçarras recebe oficina de percussão afro-brasileira aberta ao público neste mês 6i1b60

PUBLICIDADE

Nos últimos meses, o músico e educador musical Luciano Candemil tem percorrido diversas regiões de Santa Catarina promovendo o projeto Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa, em que promove oficinas práticas e debates sobre os ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. No próximo, dia 23 (sábado), o projeto ará por Balneário Piçarras, com uma oficina que ocorre no Centro Cultural Luiz Telles a partir das 14h. A participação é gratuita, mas limitada a 30 vagas e os interessados devem fazer inscrição em https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.

O foco das atividades na cidade serão os ritmos que integram a ampla gama da música feita pelos blocos afro de Salvador, como o Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e Filhos de Gandhy, além de ritmos que fazem parte da relevante axé music, como o ijexá, samba-reggae, samba-afro, samba-duro, entre outros. Além de Candemil, também participam das práticas os professores auxiliares Cintia Mendes e Marcelo Férnandez.

Ainda em Piçarras, nos dias 21 (quinta-feira) e 22 (sexta-feira), o projeto ará pelas Escolas Alexandre Guilherme Figueredo e Escola Reunida Monteiro Lobato, mas com atividades restritas aos alunos das unidades.

Responsável pelo projeto, Luciano Candemil salienta a oportunidade de aprender sobre os ritmos afro, tão presentes nas manifestações culturais brasileiras. “Nós propomos uma vivência prática, de imersão no universo dos ritmos afro-brasileiros, que são indissociáveis da nossa identidade. É uma grande oportunidade para entender melhor as suas dinâmicas, origens e conceitos que enriquecem bastante os conhecimentos de quem participa das práticas”, assegura.

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI – Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.

Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros;
Quando: 23 de novembro (sábado), às 14h;
Onde: Local: Centro Cultural Luiz Telles – Av. Getúlio Vargas, 1113 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras (SC);
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina. Inscrições em: https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.

 

Imagens: Mariana Castro / Divulgação.

 

[VÍDEO] Morador de Balneário Piçarras pede manutenção em buraco aberto há cerca de meio ano em rua que ficou 16 meses em obra 1d4g3c

Balneário Piçarras confirma data do Piçarraiá 2025 6lo3u

[VÍDEO] Sem qualquer sinalização, poste fica no meio da via após pavimentação de rua em Balneário Piçarras i3n1m