735p

Escola particular de Barra Velha é condenada a pagar indenização por recusar matrícula de criança com autismo 681x5x

PUBLICIDADE

A Justiça de Santa Catarina condenou uma escola particular a pagar indenização por danos morais após negar a matrícula de uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). A decisão, proferida pela 1ª Vara da comarca de Barra Velha, reconheceu que a recusa foi discriminatória e violou a legislação de inclusão, além de causar sofrimento à família. A escola alegou falta de estrutura para atender o aluno e solicitou documentação médica detalhada antes de decidir sobre a matrícula. No entanto, a sentença destacou que a instituição não tomou nenhuma medida para viabilizar a inclusão da criança e optou por afastar sua responsabilidade em vez de buscar adaptações necessárias.
.
A legislação brasileira assegura o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n. 12.764/2012) determinam que escolas devem garantir e adequado e proíbem cobranças extras ou exigências médicas indevidas para a matrícula.
.
Na decisão, o magistrado destacou que “a recusa em matricular um aluno com TEA, sob o argumento de inviabilidade de inclusão, configura um ato discriminatório grave, que causa sofrimento e prejuízos não apenas à criança, mas a toda a sua família”. A escola foi condenada a pagar R$ 67.200 a título de indenização, considerado o impacto emocional e psicológico sofrido pela criança e seus pais. O valor também tem caráter pedagógico, para desestimular práticas excludentes no ambiente escolar. O processo tramita sob segredo de justiça. Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.

Imagem: Poder Judiciário/SC

Semana do MEI 2025 oferece serviços gratuitos para empreendedores de Barra Velha 265wr

Barra Velha escolhe a realeza da 26ª Festa Nacional do Pirão 615y

Programa Guarda-Vidas Mirim forma primeira turma em Barra Velha; evento teve inauguração de novo posto de Guarda-vidas e formatura de bombeiros comunitários 2i2p2l