735p

Navegantes cria a primeira secretaria exclusiva de cuidado animal de Santa Catarina 71h2p

PUBLICIDADE

Navegantes torna-se pioneira no estado ao instituir a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal (SPCA), a primeira pasta municipal exclusivamente dedicada à causa animal. A liderança da nova secretaria está a cargo de Sol Dapper, ex-vereadora e referência na causa animal, que assume o desafio de consolidar e expandir os avanços obtidos pelo Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) nos últimos quatro anos. “A iniciativa marca um avanço significativo na gestão pública voltada à saúde e ao bem-estar de animais. Navegantes tem se colocado como uma referência neste tema e só vamos melhorar”, explicou o prefeito Liba Fronza.

Para se ter uma ideia do avanço, nos últimos quatro anos foram cerca de 14.800 castrações feitas pelo Daba, o que representa uma média de 3.700 procedimentos ao ano. O número é cerca de dez vezes maior em comparação ao que vinha sendo feito entre 2014 e 2020, quando as castrações chegavam a pouco mais de 2 mil, ou seja, em torno de 333 por ano. Os bons números não são s às castrações. Cirurgias e partos são pelo menos duas por dia, em média. Consultas, 17; exames, dez/dia e ao menos quatro internações/dia, em média, nos últimos três anos.

Desde sua criação, em 2014, o Daba desempenhava um papel importante, mas enfrentava limitações estruturais e orçamentárias, que frequentemente precisavam do apoio voluntário. “Nos primeiros anos, os resgates e atendimentos eram limitados e dependiam de campanhas e parcerias com clínicas privadas”, relembra Dapper. A fim de mudar esse cenário, o atendimento emergencial ou a ser 24 horas, e mutirões de castração e campanhas de vacinação foram implementados pelo departamento. Um dos marcos da nova estratégia veio quando o Daba zerou a fila de espera por castrações em menos de 20 dias, com a realização de quase 1.900 cirurgias.

Os esforços contribuíram para a significativa redução de doenças como cinomose e parvovirose. Além disso, a unidade ou a oferecer acolhimento completo para animais resgatados, com alimentação, cuidados veterinários e microchipagem gratuita, favorecendo a adoção responsável.

Agora, com a criação da SPCA, o horizonte das políticas públicas em Navegantes ganha novos contornos. A pasta planeja a realização de seminários temáticos, cursos de capacitação para servidores e campanhas educativas sobre maus-tratos e denúncias, além de levar a consciência sobre o tema às escolas. “A criação da Secretaria é o reconhecimento de que cuidar dos animais é cuidar também das pessoas”, destaca Dapper.

A iniciativa coloca Navegantes como referência em bem-estar animal em Santa Catarina e abre caminho para que outros municípios sigam o exemplo. A mensagem é clara: cuidar dos animais não é apenas uma questão de compaixão, mas também de saúde pública e qualidade de vida para toda a comunidade.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes

Motoqueiro é conduzido a hospital por helicóptero da Polícia Militar após grave acidente u1w16

Seletiva do Campeonato Estadual de Karatê reuniu 150 atletas em Penha 69r5g

20ª edição da Olímpiada Escolar de Balneário Piçarras (Olepi) será de 2 a 6 de junho 6p4d4a