735p

Rua de Navegantes recebe asfalto ecológico e até 70% mais econômico 1g5a70

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Navegantes realizou, nesta quinta-feira (17), a pavimentação de um trecho de 570 metros da rua Teresa de Souza, no bairro Escalvados, com asfalto ecológico, feito a partir de material sustentável e até 70% mais barato que o tradicional. A pavimentação servirá como um teste para confirmar os benefícios prometidos pela nova tecnologia que já é usada em outras cidades como Pomerode, por exemplo.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira, o material é uma alternativa que visa o custo-benefício para a população.

“Esse material custa cerca de 30% a 40% do valor do asfalto tradicional, ou seja, uma economia que pode chegar nos 70%. Além disso, traz outras vantagens que vão além da financeira, como mais estabilidade aos automóveis”, detalha.

Outro benefício da nova tecnologia seria a redução no tempo de obra. “Com o asfalto tradicional, levamos no mínimo três semanas para a colocação. Com o material ecológico, o trabalho é feito em um único dia. Ou seja, ganha-se muito com a agilidade da produção”.

Outro trunfo do material ecológico é sua durabilidade, que promete ser superior ao asfalto de derivados de petróleo ou de pavimento de cimento.

Parece barro, mas não é – O asfalto ecológico é feito com macadame roxo, um tipo de pavimentação que inclui pedras britas, areia e argila.

Num primeiro momento, antes de sua versão final, a pavimentação se assemelha a barro. Para sua colocação na via, esse material a por alguns processos, como cortes, aeração, mistura e compactação, com a ajuda de maquinário, incluindo a aplicação de resina, que entra em processo de cura e endurece a camada de cerca de 20 centímetros do solo, deixando-o com o aspecto de asfalto, mas com uma coloração diferente.

.

.

Imagem: Prefeitura de Navegantes

[VÍDEO] Gato preso entre muros mobilizou bombeiros em resgate b2k4c

Moto vai parar embaixo de caminhão após manobra irregular 5k1s41

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulga relatório de balneabilidade referente a maio de 2025 3qh1g