735p

Tribunal de Contas recomenda aprovação das contas de Balneário Piçarras em 2023 114o

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) recomendou nesta semana a aprovação das contas do Município de Balneário Piçarras referentes ao exercício fiscal do ano de 2023. A recomendação foi expressa após uma sessão ocorrida e presidida no Tribunal de Contas por Herneus João de Nadal, presidente do TCE, e com a presença do relator Aderson Flores, além de Diogo Roberto Ringenberg, procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE.

Apesar da aprovação, o parecer prévio pontua quatro itens que devem ser observados pelo governo municipal de Balneário Piçarras. Entre eles, é recomendado à Prefeitura local que adote medidas para cumprimento das metas do saneamento básico, de acordo com o marco legal do saneamento, a Lei 14.026/2020, e fomente a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades.

O Tribunal pede que o Município melhore o fluxo escolar e a aprendizagem de modo a atingir as metas nacionais para o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, o IDEB. Ao prefeito Thiago Baltt (MDB), o Tribunal recomenda que na elaboração das leis orçamentárias do Município, como o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, assim como da Execução Orçamentária e Financeira, considere as exigências de políticas públicas, também em atenção à Constituição Federal.

Os conselheiros ainda pedem a Tiago que avalie a oportunidade e a conveniência da implantação da Guarda Municipal, em conformidade com a Constituição Federal e com o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

O prefeito também recebeu a sugestão de avaliar possível contribuição para o custeio, expansão e melhoria dos sistemas de monitoramento para a segurança e medidas para o funcionamento do Conselho de Acompanhamento do FUNDEB.

O Poder Executivo de Balneário Piçarras também recebe a recomendação de que após o trânsito em julgado, divulgue a prestação de contas e o parecer do TCE, inclusive nos meios eletrônicos de o público, e determina que a Câmara de Vereadores local seja Informada sobre a decisão.

 

Imagens: Arquivo / Piçarras Online.

Navegantes recebe visita técnica de representantes do Banco Mundial 6f1a34

Prefeitura de Navegantes pede autorização ao Ministério Público Federal para realizar poda da restinga 2n4246

Navegantes promove evento de conscientização sobre importância da adoção 4p3d4i